Você sabe a diferença entre um caminhão “Toco” e um caminhão “Trucado”? Entre eixo simples e eixo duplo? Neste artigo, você aprenderá como fazer essas classificações e entender as vantagens e desvantagens de cada modelo.
Geralmente, a classificação dos caminhões considera a quantidade de eixos do veículo. Essa é a diferença entre os modelos “toco” e “trucado”. O eixo também pode variar de acordo com a quantidade de pneus. Um modelo com duas rodas é chamado de simples e um modelo com quatro rodas é chamado de duplos.
Por outro lado, a classificação numérica segue a lógica ponto de apoio x ponto de tração: por exemplo, um caminhão 6×2 possui seis pontos de apoio e dois eixos de tração.
Os caminhões “Toco”, também conhecidos como “semi-pesados” ou “4×2”, são os modelos mais simples e costumam ser a categoria de entrada da maioria dos caminhoneiros. Tem dois eixos, um é o eixo dianteiro e o outro é o eixo traseiro. O eixo traseiro pode ser um eixo simples ou um eixo duplo. Seu peso bruto varia entre 3,5 e 16 toneladas e o comprimento máximo é de 14 metros.
O terceiro eixo de um caminhão “trucado” (ou “Truck”, “pesado” ou “6×2”) está localizado na carroceria, atrás do eixo motriz, que vem diretamente do motor. Seu objetivo é melhorar a estabilidade e a capacidade de carga do veículo. Nesse modelo, o peso bruto pode chegar a 23 toneladas e o comprimento é igual ao do caminhão toco: 14 metros.
Devido a essas características, os caminhões “Trucado” apresentam maior estabilidade lateral e menos acidentes devido ao “efeito canivete”, além de ainda não estarem sujeitos ao risco de multas por sobrecarga. Já o modelo “toco” utiliza capacidade de rampa, pois em declives concentra a maior parte do peso no eixo traseiro onde fica a tração do veículo.
Quer comprar um veículo pesado de procedência e com ótimo preço?
Entre em contato conosco da GOLD CAMINHÕES.
Números:
(62) 9 8146-0070
Telefone Fixo: (62) 3098-0900